O Memorial Aeroespacial Brasileiro foi construído em fevereiro de 2004 pelo CTA – Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial – em parceria com a Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial (ABCAer) e com colaboração da prefeitura e de empresas ligadas à aeronáutica e ao espaço.

Seu acervo mostra maquetes de diversas aeronaves de produção nacional, réplicas de foguetes, aviões e mísseis de uso das Forças Armadas e mantém viva a memória das conquistas do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

O acervo do Memorial está distribuído nos ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O Ambiente Ensino apresenta algumas curiosidades de 1950, como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto.

Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB

Instalado numa área de 75 mil metros quadrados, o Memorial Aeroespacial Brasileiro abriga, além do salão de exposição, auditório com capacidade para 120 pessoas. Também estão disponíveis no local estacionamento e uma área para alimentação com vista para o lago.

Na área de exposição externa, estão aeronaves de fabricação nacional e réplicas dos foguetes do Programa Espacial Brasileiro, entre elas, em escala natural, o VLS (Veículo Lançador de Satélites).

Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB Foto: divulgação

As visitas acontecem de 3ª a 5ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; Às 6ª feiras das 8h às 17h.

Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa).

Às segundas-feiras, o MAB não abre para visitação e as visitas monitoradas devem ocorrer somente mediante agendamento através de telefone e e-mail: (12) 3947-7844 / 3947-3046 / 3947-6014 ou envie um e-mail para mabdcta@gmail.com

A entrada é franca e o estacionamento gratuito.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/n, Parque Martim Cererê, próximo à Embraer e ao Aeroporto de São José dos Campos.