O Mercado Municipal de São José dos Campos foi inaugurado em 1921 e edificado no mesmo local onde, em 1896, um antigo mercado ocupava um terço da área do atual. No restante da área, existia uma pracinha, o Largo do Mercado ou Largo D`Aparecida, defronte à igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde agora funciona o Museu de Arte Sacra. Era ali onde se reuniam as tropas vindas das roças, trazendo suas mercadorias.

Sua ampliação fazia parte do projeto de melhoramento e expansão da cidade e adequação às exigências sanitárias da década de 20.

Naquela época os produtores da zona rural tinham acesso livre para vender seus produtos. A maioria expunha seus produtos no próprio chão, sobre um pano de saco, ao longo das ruas internas do Mercado e os vendedores de peixe eram os próprios pescadores do Rio Paraíba, que expunham o pescado em bancas elevadas.

Mercado Municipal em 1938 Fonte: divulgação

Além disso, os produtores traziam seus produtos em cavalos, burros e carros de boi que ficavam estacionados nas travessas da rua Siqueira Campos e atrás do Mercado, na travessa Chico Luiz.

Este novo Mercado Municipal, em alvenaria de tijolos e estilo eclético, foi concluído em 1923, na gestão do prefeito João Alves da Silva Cursino. É este o edifício do atual mercado, preservado em 1994 pelo Comphac por meio da Lei Municipal n.º 4595/94.

A partir de 1994, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo atuou na preservação do imóvel, procedendo, já naquele ano, à pesquisa das cores originais, à retirada dos fios elétricos (que passaram a ficar embutidos em cabos subterrâneos), à recuperação de detalhes arquitetônicos e à construção de uma cobertura interna em estrutura metálica.

Em 1996, foi executada a pintura do edifício e, em 1999, foi executada nova pintura em tom mais escuro e foram realizadas a substituição de piso, a troca da instalação elétrica e hidráulica e a padronização das barracas.

Atualmente em uso e revitalizado, no Mercadão você encontra várias lanchonetes, açougues, bancas de todos os tipos de verduras e integra o projeto de revitalização do Centro próximo ao calçadão, principal ponto de comércio popular de São José dos Campos e que recebe diariamente milhares de pessoas.

É um mercado que vc acha de tudo, várias lanchonetes, açougues, bancas de todos os tipos de verduras, além do mais, são pessoas acolhedoras, que sabem respeitar os visitantes, e tratar como gente de bem

O Mercadão, então denominado Mercado Municipal de São José dos Campos, é um ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade, especialmente para quem quer comer um pastel e tomar uma guaranita.

Um espaço único, com pessoas acolhedoras e que sabem respeitar os visitantes, guardando grandes memórias e muitas histórias para contar e que une tradição e contemporaneidade.

O Mercadão fica na travessa Chico Luiz, 57 – Centro. Telefone: (12) 3922-4292

Horário de funcionamento:

terça-feira 07:00–17:00
quarta-feira 07:00–17:00
quinta-feira 07:00–17:00
sexta-feira 07:00–17:00
sábado 07:30–15:00
domingo 07:00–12:00
segunda-feira 07:00–17:00