O Parque foi criado em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, e abriga exemplares aeronáuticos, como a réplica da aeronave 14 Bis, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda (os primeiros foguetes fabricados no Brasil), além da réplica da residência do aviador.

Inaugurado em 23 de outubro de 1971, 65 anos após o inventor realizar o primeiro voo com o 14 Bis – avião construído por ele – Parque Santos Dumont busca consolidar a identidade assumida pela cidade em função do extenso parque aeronáutico.

Avião Bandeirante. Produzido pela Embraer é um ícone da aeronáutica brasileira. Foto: Fábio Mardegan

Com 46,5 mil metros quadrados, é um dos principais espaços de lazer da cidade que chega a atrair milhares de pessoas nos fins de semana. Também é o parque mais antigo da cidade, inaugurado em outubro de 1971. Tem pista de caminhada, academia ao ar livre, quiosques, pista de skate e playground.

Para o lazer contemplativo, tem ainda jardim japonês, que abriga peixes da espécie carpa e tilápia, um lago de criação de peixes e aves, permitindo o atendimento a todas as faixas de usuários, e 18 jatos d’água espalhados pelos lagos, criando um efeito decorativo que atrai a atenção dos visitantes.

Parque Santos Dumont Foto: Rca Video

O parque possui cinco brinquedões coloridos, com até 17 metros de extensão, em formato de animais e que conquistam as crianças. O conjunto de brinquedos é formado por uma gangorra em formato de centopeia, escorregador em forma de dinossauro, trepa-trepa de caracol e um playground modelo de lagarta, além de um balanço de seis lugares.

Informações: (12) 3921-7066

Horário de funcionamento: 7h às 19h e 5h às 22h apenas para caminhada.

Endereço: Rua Prudente Meirelles de Moraes,1000, Vila Adyana