O Monumento dos Expedicionários fica localizado na Avenida São José, na orla do Banhado e está bem próximo à Rodoviária Velha. A obra foi construída em homenagem aos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participaram da Segunda Guerra Mundial e que contou com a presença de pracinhas joseenses.

O termo pracinha surgiu da expressão “sentar praça”, que significa se alistar nas Forças Armadas. Esse apelido era atribuído aos soldados rasos, detentores da patente mais baixa da hierarquia militar, e que estavam na linha de frente das batalhas.

A FEB foi à primeira força terrestre a lutar fora do território nacional e era composta por 25 mil homens, sendo que atuaram no Teatro de Operações da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, época o território italiano era dominado pelas forças nazifascistas de Benito Mussolini e Adolf Hitler.

Em São José dos Campos é comemorado no dia 08 de Maio o “Dia Municipal da Vitória da 2ª Guerra Mundial”, cujo objetivo é de homenagear os ex-combatentes joseenses que atuaram no maior conflito bélico da humanidade.