Quem nunca sonhou em morar em um castelo e ter uma vida de rei ou rainha com privilégios que só a realeza tem?

Sem dúvidas, essas grandes obras sempre despertaram a imaginação das pessoas. Além de suas histórias, outra característica que chama a atenção é a sua arquitetura.

Grande parte dos castelos que existem no mundo hoje são um registro valioso da arquitetura medieval, que pode reunir os estilos bizantino, românico e gótico.

A nossa cidade tem o privilégio de ter um desses castelos. A Villa Medieval – Centro de Artes Suzana Laïs de Mendonça é um residência arquitetônica. Isso mesmo, outrora utilizada como um espaço de eventos culturais, empresariais e de lazer, não recebe mais esses tipos de eventos. Somente os particulares.

Ela fica situada na Estrada Bezerra de Menezes, 800, no bairro Torrão de Ouro II e foi construída pelo arquiteto e engenheiro Fernando de Mendonça.

Foto: Paulinho Tito
Foto: Paulinho Tito

É impossível observar esse castelo medieval e não se impressionar com sua grandiosidade. Mas, afinal, como ele foi construído?

A TV Aparecida realizou uma reportagem sobre a Vila Medieval e conta a história em uma entrevista com o arquiteto e engenheiro Fernando de Mendonça. Confira:

Como vimos, os castelos medievais despertam a imaginação das pessoas por conta das lendas e da literatura. Em São José, são poucos os que tem a oportunidade de conhecê-los.