Matéria-prima em alta na retomada da economia global. No radar, um dos países emergentes que mais podem se beneficiar é o Brasil, que conta com commodities que suprem necessidades de grandes países. Bom para a economia e para o mercado financeiro, que acredita em novas altas nas ações de companhias do setor.
Quem detalha melhor este movimento de valorização das commodities é Thales Manetti, economista e assessor de investimentos da Plátano Investimentos – XP, um dos escritórios que mais se expandem pelo interior paulista e litoral, com operações em São José dos Campos, Taubaté, Sorocaba, Campinas e Santos.
“2021 está sendo marcado pelo que os especialistas chamam de super ciclo de commodities. Este fenômeno se dá pelo aumento dos preços das commodities em decorrência da retomada de investimentos de países desenvolvidos, como EUA e China. Commodities são insumos básicos para a cadeia de produção e caracterizado pela baixa complexidade produtiva. Alguns exemplos são: minério de ferro, petróleo, carnes e plantações de grãos como soja e café. Setores em que o Brasil tem muito a oferecer”, explicou Thales.
No que se refere ao mercado de ações, este momento é muito interessante para o investidor brasileiro, pois somos referência na produção de diversas commodities. Podemos destacar a mineradora Vale, como principal ação do setor, que chegou a reportar um alta no lucro líquido na casa dos 2.200% no último trimestre. Além dela, entram na lista de opções a CSN e CSN Mineração.
Outro setor chave da Bolsa Brasileira é o petrolífero e destacamos a Petrobrás, empresa que está em processo interno de desalavancagem, a tornando mais enxuta e consequentemente, eficiente. Esse processo abre espaço pra novas empresas entrarem no setor como a PetroRio e a 3R Petróleo, que no entendimento da Plátano Investimentos são empresas muito interessantes para acompanhar nos próximos meses.
Agronegócio
O Brasil é uma potência quando o assunto é o agronegócio e isto se reflete no mercado de ações. Na B3 há uma grande gama de empresas ligadas ao setor de commodities, como empresas do setor de frigoríficos como a Marfrig, que está com a demanda muito alta de carnes bovinas e suínas, para consumo principalmente na China.
“Essa procura por carnes abre espaço para outras oportunidades que o investidor da Plátano pode contar com nossa inteligência, por exemplo, em companhias ligadas a produção de soja. É caso da Boa Safra, recém-chegada a B3, é líder na produção de sementes e que teve no seu primeiro dia de negociação (IPO) na bolsa de valores, uma alta de 47%”, exemplificou o assessor de investimentos.
Os papéis da Boa Safra eram cotados a R$14,56 e o IPO movimentou R$399,9 milhões.
Segundo as casas de análises, o cenário para estas empresas é muito favorável no curto prazo, trazendo bons negócios para aqueles que estiverem dispostos a entrar nesse mercado. – “Nós da Plátano Investimentos temos um time de especialistas comprometido para auxiliar investidores que fiquem interessados em ações das commodities e a previsão é que outras empresas do agronegócio abram capital na Bolsa de Valores, aumentando ainda mais as opções de investimentos.
Fonte: Plátano Investimentos: Av. Cassiano Ricardo, 319, sala 2106. Ed. Pátio das Américas. Jardim Aquarius. (12)3322-8916.