Dias mais quentes levam mais pessoas a praticarem atividade física e o período de pandemia promove interesse por exercícios ao ar livre. São José dos Campos ganha cada vez mais adeptos de exercícios dentro d’água.
O personal trainer Eid Nogueira de São José dos Campos que realiza vários tipos de treinamentos entre eles, algumas modalidades dentro d’água relata que duas atividades têm crescido na região: stand up paddle e o caiaquismo.
“Nossa região conta com os locais que proporcionam a prática dessas atividades como Toca do Leitão, na represa de Santa Branca, temos a represa Jaguari e aqui bem pertinho, os lagos no bairro Urbanova. São as atividades físicas prazerosas, refrescantes e que trazem muito condicionamento físico. Melhoram a resistência, aprimoram a capacidade cardíaca, emagrecem e aumentam a flexibilidade”, explicou o educador físico.
Em São José dos Campos existem também vários locais para prática das atividades físicas aquáticas em clubes e academias.
Nesses ambientes, as modalidades mais procuradas são: hidrobike, que consiste em pedalar dentro da água. O hidrojump, onde o aluno realiza os movimentos: chutes, simulação de corridas. E ainda, as tradicionais: hidroginástica, hidroterapia, aqua zumba, natação infantil e natação adulto.
“A água diminui o impacto dos treinos, tornando-os excelentes opções para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos”, disse Eid.
Os cuidados
O calor traz várias situações de risco e é preciso ficar atento, a desidratação é uma delas e é prevenida por meio da ingestão regular de líquido. Por isso, nos dias mais quentes, é necessário tomar constantemente água, chás ou sucos naturais. É importante salientar que os refrigerantes, entre outros tipos de bebidas industrializadas, devem ser evitados.
“Minha orientação para as pessoas que somente treinam em horários com temperaturas altas, é usar proteção para a cabeça com bonés e que tenham sempre à mão uma garrafinha com água. Hidratar-se a cada 15 minutos durante a atividade física. Ocorre que algumas pessoas só deixam para se hidratar quando estão com sede, e isso é um erro gravíssimo. A hidratação deve ocorrer durante todo o período: antes durante e depois do treinamento, esperar o corpo dar os sinais de desidratação é grave e pode levar a uma hipoglicemia profunda”, alertou o personal trainer, Eid Nogueira.
Nos dias quentes é preciso ter cuidado também com dores de cabeça, tontura, náusea situações que podem ocorrer durante a atividade física. Caso isso aconteça, pare imediatamente de se exercitar, procure um lugar fresco ventilado e com sombra. Beba água, deixe o corpo abaixar a temperatura e molhe as mãos e lave o rosto E caso, seja necessário procure um atendimento médico.
Procure usar também, protetor solar, roupas mais leves e calçados adequados para prática de atividade física escolhida.
Transpiração
O calor aumenta a transpiração, o suor aumenta para uns e nem tanto para outros. Muitas pessoas acreditam que isso faz emagrecer, mas é puro engano. A transpiração é para resfriar o corpo.
A balança reduz o coeficiente, mas, não é verdadeiro pois, emagrecimento se dá somente com boa alimentação e exercício físico adequado.
O que vale é o coeficiente calórico: você queima mais e ingere menos calorias. Se ingerir mais calorias do que queima, ganha peso. Simples assim.
“O momento da atividade física ao ar livre, é momento para aproveitar a oportunidade junto a natureza. Esta conexão traz bem-estar físico e mental, é um momento de melhorar a qualidade de vida e saúde”, enfatizou Eid Nogueira.
Fonte: Eid Nogueira – Personal Trainer e Mestre em Ciências Biológicas. (12) 99761-1445 / (12) 98828-6078-whatsaap
eidnogueira1@gmail.com.br