Estão abertas a partir desta segunda-feira, 27 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Interessados podem confirmar a adesão até o dia 7 de junho, através da Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro.
Para os moradores do Rio Grande do Sul, o cronograma de inscrições será estendido e divulgado em breve pelo Inep. Gaúchos também terão isenção da taxa de inscrição, mesmo para aqueles que tiveram a justificativa de ausência reprovada na edição de 2023.
Inscrição — Para se inscrever, os candidatos devem acessar a Página do Participante com o login do Gov.br. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria plataforma. Durante o processo, o participante preencherá dados pessoais, escolherá a língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), e indicará o estado e município onde deseja realizar as provas.
Atenção — Mesmo aqueles que obtiveram isenção da taxa ou justificaram a ausência no Enem 2023 precisam realizar a inscrição novamente para o Enem 2024. A isenção não garante inscrição automática.
Taxa — Após a inscrição, a taxa de R$ 85 deve ser paga até o dia 12 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. A inscrição só será confirmada após o pagamento.
Nome Social — Travestis, transexuais ou transgêneros serão automaticamente reconhecidos pelo nome social conforme dados cadastrados na Receita Federal, sem a necessidade de enviar documentos comprobatórios.
Serviço:
Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
Provas: 3 e 10 de novembro
Inscrição: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Taxa: R$ 85, pagamento até 12 de junho
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República