Quarta-feira (19/6) é o Dia do Cinema Nacional e, em São José dos Campos, a data vai ser celebrada com uma programação especial e gratuita do projeto FLAFE (Formação Livre de Audiovisual Fora do Eixo). A partir das 19h, o Cine Teatro Benedito Alves recebe Vera Hamburger, em uma masterclass especial sobre sua trajetória. Após a aula, também haverá um bate-papo com cineastas da região e os lançamentos do e-book “Cinema das Margens” e do podcast “O Grande Cineasta”. Todas as atividades são abertas aos alunos e ao público geral, mediante inscrição prévia.

Vera Hamburger vai falar sobre sua trajetória de 39 anos nas áreas da direção de arte – na qual colaborou com produções como “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Black Mirror, Carandiru” e “Ó Paí Ó”, entre outras –, cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além das experiências com pesquisa e ensino.

É uma oportunidade para conhecer melhor a diretora de arte e cenógrafa que participou de filmes ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski. Formada em arquitetura e urbanismo pela USP, Vera é autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, com o qual ganhou o Prêmio Jabuti em 2015.

“A participação de profissionais experientes como Vera Hamburger e outros convidados que teremos nos próximos meses tem o objetivo de mostrar na prática para os alunos e demais presentes uma perspectiva possível e realista de como é o mercado e como atuam os artistas de cinema de grande reconhecimento nos dias de hoje. Isso inspira e motiva, ao mesmo tempo em que deixa claros os desafios de quem atua na área”, afirma Marcella Arnulf, atriz, roteirista e uma das fundadoras da FLAFE.

Marcella participa, na sequência do evento, de um bate-papo com o realizador Lucas Baumgratz e o diretor Danilo Morales, mediado pelo roteirista e diretor Deivid Mendonça, em que os artistas falam dos desafios e potencialidades de se fazer cinema no Vale do Paraíba e da importância das primeiras experiências no cinema para iluminar carreiras e caminhos.

Lançamentos

A noite conta ainda com o lançamento do e-book “Teca e Tuti: dossiê de produção de um stop-motion no interior”, uma publicação digital exclusiva que conta o passo a passo da produção do filme de animação “Teca e Tuti”, a 3ª animação em stop motion do Brasil, que passou pelos festivais de Havana e do Rio, e foi todo realizado em São Carlos (SP).

O e-book marca o lançamento do portal de pesquisas “Cinema das Margens”, que vai reunir publicações sobre o cinema feito fora dos grandes centros a partir de julho. A intenção é oferecer conteúdo gratuito como entrevistas, estudos de caso, reflexões, pesquisas acadêmicas e ensaios.

No encerramento do evento, haverá o pré-lançamento do podcast “O Grande Cineasta”. Produzido pela Master Shot, o podcast reúne profissionais de peso do audiovisual de diversas áreas para contar histórias diferentes das que contam nas telas dos cinemas: a história de como cada um faz filme!

Serão seis episódios, que trazem convidados como a atriz Ju Lourenção, os diretores Fabio Rodrigo e Lina Chamie; e a roteirista Alice Marcone para contar suas histórias de bastidores, perrengues, sufocos e conquistas por trás das câmeras. No evento do Dia do Cinema, os participantes ouvirão uma prévia exclusiva e poderão fazer o pre-save.

FLAFE

A FLAFE é uma iniciativa da Master Shot, primeira escola independente de ensino de produção audiovisual de São José dos Campos, que tem o objetivo de formar novos profissionais no Vale do Paraíba em diversos setores da sétima arte, de maneira prática e alinhada com a realidade local. A formação busca partir do básico e ser abrangente, com aulas presenciais três vezes na semana. O curso, com 45 alunos, começou em abril e vai até novembro.

Além das aulas sobre os fundamentos globais do audiovisual e um aprofundamento em núcleos de especialização em roteiro, direção, produção, direção de foto, arte e de som, o projeto foca em dar passos em direção ao sonho de solidificar um novo mercado da economia criativa fora da capital, trazendo conteúdos sobre novas mídias e outras possibilidades contemporâneas de se trabalhar no setor audiovisual criativo.

Os alunos ainda terão a oportunidade de produzir curtas-metragens e conteúdos audiovisuais como parte da formação. Ao final do curso, os alunos participarão de uma montagem coletiva e também de uma seleção para participação na coprodução de um longa-metragem profissional financiado pela Lei Paulo Gustavo.

A FLAFE é uma produção da EntreNova, com idealização e coprodução da Master Shot, conta com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Parque de Inovação Tecnológica e da AFAC. Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo.  #LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp

SERVIÇO

Programação FLAFE no Dia do Cinema

Data: 19 de junho

Horário: a partir das 19h

Local: Cine Teatro Benedito Alves (Rua Rui Dória, 935, Centro)

Inscrições gratuitas pelo link (vagas limitadas)

https://forms.gle/ULJKtpySJjgAcsMP9