O Hospital Orto, referência em ortopedia em São José dos Campos, adotou a plataforma omnichannel Elisa da Beth Health Tech, revolucionando o agendamento de consultas. Com essa inovação, o hospital reduziu em 33% o número de faltas em consultas, otimizando o atendimento aos pacientes. A tecnologia permite agendar consultas via chatbots integrados ao software de gestão da instituição, garantindo uma experiência mais eficiente e ágil. Atualmente, o Hospital Orto atende mais de quatro mil consultas por mês, por meio de um corpo clínico composto por mais de 29 médicos e oito diferentes especialidades

Em apenas nove meses, mais de 11 mil agendamentos foram realizados pelo WhatsApp, e as confirmações de presença superaram 14.500. O Diretor Executivo do Hospital Orto, Jordânio Alves, destaca que o atendimento humano não estava suprindo a demanda, e a assistente virtual Alice (nome personalizado da plataforma Elisa) foi a solução ideal. A plataforma não apenas realiza agendamentos, mas também confirma consultas e permite remarcações, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Beth Health Tech, startup que desenvolveu a solução, nasceu do desejo de três amigos de melhorar a experiência em cuidados de saúde com tecnologia. Paula Fuscaldo Calderon, Diretora de Informática Médica da Beth, ressalta que a plataforma foi criada para resolver as dores das instituições na praticidade do agendamento de consultas e no não comparecimento.

A inovação não substitui totalmente o contato humano, mas oferece aos pacientes a opção de prosseguir com atendimento automatizado ou com um atendente. A gestão da instituição também pode monitorar em tempo real os atendimentos, taxa de ocupação e disponibilidade, melhorando a eficiência operacional.