Um espaço da moradia que ganhou visibilidade este ano foi a lavanderia. Com a inesperada pandemia, as pessoas quando chegavam da rua iam direto para ela.

Com o aumento da frequência da família neste espaço, mais do que nunca a palavra de ordem para a lavanderia foi a organização.

Os móveis planejados foi uma saída. Ter um projeto personalizado e funcional pode deixar o local de bagunça com novos ares.

Com compartimentos pensados para o armazenamento, esses móveis vão ajudar na hora de otimizar as tarefas do dia a dia. Prateleiras e nichos são indispensáveis. Elas permitem que alguns itens de uso frequente fiquem fáceis de serem acessados.

LAVANDERIA 1 adequada para pequenos ambientes

Armários aéreos, armários acoplados ao tanque, móveis verticais podem otimizar os espaços independemente da metragem.

Não é porque é lavanderia, que precisa ser sem graça. Pensando nisso, os arquitetos da Italínea Mobile Prime de Taubaté dão dicas de como deixar o ambiente mais funcional.

Primeiramente eles alertam para a qualidade da madeira, por ser um ambiente úmido, o ideal é usar material de alta qualidade em placas de MDF e MDP. A primeira, para móveis com predomínio de formas retas e curvas e a segunda, para formas retas.

“Os painéis utilizados são originários de floresta sustentável da madeira de eucaliptos e pinus e com eles, a Italínea faz as portas de armários, espelhos de gavetas, prateleiras, divisórias, mesas, balcão de pia, ilhas e caixas em geral. Pela alta qualidade da madeira, os móveis duram maior tempo”, explicou o proprietário da Italínea Mobile Prime, Cristiano Alcântara Lima.

Para um ambiente pequeno, temos o exemplo da lavanderia com espaço apenas para o lavatório e máquina de lavar. A alternativa para este projeto foi ter um gabinete com armário e com espaço para acoplar a máquina de lavar e ainda, um armário aéreo: parte com portas para guardar baldes e parte aberto, para colocar objetos mais utilizados, além de ter um pendurador para cabides para a secagem da roupa. Para este caso foi escolhida a cor escura.

Para um ambiente maior, o arquiteto explorou o uso de armários verticais, com bastante divisórias e portas. Num deles, há a passadeira embutida, quando em desuso fica dentro do armário. Na parte interna, alguns espaços contam com cestos onde podem ser guardados produtos. Prateleiras e nichos também são usados para a organização. A bancada conta com espaço para a máquina de lavar e um lavatório e ainda, com compartimentos para separar roupa limpa da roupa suja. Os armários possuem dois tipos de puxadores e também abertura por toque e dobradiças de primeira linha. Cada espaço ocupado tem uma funcionalidade. As peças se comunicam com o ambiente pela forma geométrica e ergonômica.

Com um bom projeto de móvel planejado, a lavanderia pode ganhar vida com cores e elementos, que dão graça ao ambiente. É o acabamento aplicado nas chapas de MDP e MDF que permite que os móveis tenham desenhos e texturas especiais, imitando madeira, tecidos, pedras e outros, garantindo beleza e durabilidade ao móvel, explicou o projetista Filipe Fernandes, da Italínea Mobile Prime.

LAVANDERIA 2 detalhe da porta do armário

Serviços:   

Fonte: Italínea Prime Mobile

Av. Dom Pedro I, E 800. Bairro: Terra Nova. Taubaté/SP. (km 107, da Via Dutra, sentido RJ). CEP:12081-810. (12)3500-2868. Whatsapp: (12)99184 – 7117.

intagram.com/italineamobileprime/

facebook.com/italineamobileprime/