Chegou a vez de Jacareí receber as apresentações online de teatro lambe-lambe promovidas pelo projeto Miragens na Caixa. A partir das 20h deste domingo, dia 13, quem acessar o canal da Fundação Cultural de Jacarehy, no Youtube, poderá conferir a apresentação de quatro histórias, desenvolvidas pela técnica de manipulação de bonecos em caixas cênicas, com trilha sonora e iluminação, cuidadosamente pensadas para cada ocasião.

A iniciativa leva a assinatura dos grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, com realização do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O objetivo do Miragens na Caixa é transportar o internauta para o universo temático retratado pelo projeto: a cultura tropeira paulista e seus personagens folclóricos que habitam o imaginário popular das regiões do Vale do `Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira. Em um jogo de imagens, os mini-espetáculos “Mãe Dágua”, “Histórias de Pescador”, “Procissão das Almas” e “Viagem a Marte” trazem histórias curtas dentro de uma caixa com bonecos, que ganham vida aos olhos do espectador.

A técnica é inspirada na de fotógrafos lambe-lambes, que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas, e também é conhecida como teatro de miniaturas. “Curioso? Você é nosso convidado para essa viagem poética pelo teatro lambe-lambe”, diz o texto das peças de divulgação do projeto.

“Miragens na Caixa” vai promover novas apresentações entre os meses de janeiro e fevereiro, em diferentes cidades da região, inclusive algumas com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Confirmadas, as datas serão divulgadas nos canais de comunicação: facebook.com/grupoteatrodoimprevisto e @grupoteatrodoimprevisto, no Instagram.

Serviços

“Miragens na Caixa” – Temporada Online

Domingo, dia 13/12, às 20h

Canal da Fundação Cultural de Jacarehy no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCWQWIjzFrr3oPsY0TWnqitA

Classificação etária: Livre

Evento gratuito.

Ficha Técnica

Produção: Grupo Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo;

Diretor Artístico: Tiago Almeida e Iasmin Marques;

Co-Diretor Artístico/Oficineiro: Gustavo Guimarães (Ciclistas Bonequeiros);

Elenco: Cibele Tomaz, Ricardo Salem, Talita Carolina e Vivian Rau

Iluminador: Rachid Ramos

Figurinista e Aderecista: Ivani Melo;

Diretor Musical: Beto Quadros;

Fotos e Vídeo: Melissa Rahal;

Produção: Dani Mayzoub e Ricardo Salem

Assessoria de Comunicação: Cris Lopes.