Pela primeira vez em sete anos de formação, músicos com raros currículos representam a região na 54ª edição do evento na Serra da Mantiqueira
No próximo dia 27 de julho, o Núcleo de Música Antiga do CAEB (Centro Ambiental Eduardo Bonetti), entidade voltada às atividades ambientais e artístico-culturais do Vale do Paraíba, participa do Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. A programação completa está disponível no site do evento e acontece até 28 de julho.
Sintonia – Jovens Talentos
Com mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita, o destaque do evento está no Módulo Pedagógico, que oferece 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos, tema que permeia toda programação. É neste ponto, de estímulo a novos talentos, que o festival e as iniciativas do CAEB, também se afinizam.
“Atualmente, além do CAEB desenvolver o Núcleo de Música Antiga, também estamos na 3ª. edição do nosso Programa Jovens Músicos, Novos Talentos, que assiste à mais de 30 alunos entre 15 e 29 anos, do Vale e região, com aulas, concertos e premiações”, resume Raquel Aranha, doutora em música, diretora artístico-musical do CAEB, que também assina iniciativas como a Residência Artística incentivada pela entidade., fundada por Ema Ely Salomão.
“É um orgulho que possamos elevar a arte a este patamar e também levar entretenimento e a cultura a serviço da comunidade do nosso entorno”, celebra Ema.
O Núcleo de Música Antiga do CAEB corresponde ao único do Vale e está entre os poucos do Estado de São Paulo. É formado por nove profissionais especialistas na interpretação da música antiga, e na pesquisa musicológica, com larga experiência docente nas principais instituições de ensino e festivais de música do País. Desde sua fundação, em 2017, vem apresentando concertos com especialistas na interpretação historicamente informada dos repertórios vocais e instrumentais anteriores ao século 20, com instrumentos originais ou cópias de modelos dos séculos 17 e 18.
“Estamos honrados em integrar a programação desse respeitado evento. Para nós é o reconhecimento de um longo trabalho, não só como artistas, mas, acima de tudo, uma oportunidade de enaltecer os estudos, as pesquisas e os projetos em prol de uma nova geração de talentos com as quais lidamos no dia a dia”, emociona-se, Raquel, que – como artista – também conduz o violino barroco no Núcleo.
Sobre nossos representantes
Bruno Costa – Contratenor
Como contratenor solista, descatam-se suas performances em Juditha Triumphans de Vivaldi (no papel de Ozias), Messias e Dixit Dominus de Handel, Stabat Mater e Nisi Dominus de Vivaldi, Cantata BWV54 e BWV04 de J.S. Bach, além de Stabat Mater de Pergolesi. Indo além do repertório barroco, Bruno demonstrou sua versatilidade ao solar obras tão diversas como Carmina Burana de Carl Orff, Oratório de Natal de Saint-Saëns, Fantasia Coral de Beethoven e A Ceremony of Carols de Britten. Na ópera, destacou-se em papéis como Orfeu em “Orfeu e Eurídice” de Gluck, L’opinion Publique em “Orphée aux Enfers” de Offenbach, Orestes em “La Belle Hélène” de Offenbach, Orlofskky em “Die Fledermaus” de Strauss e Belcore em “L’elisir d’amore” de Donizetti.
Carlos Martin – Viola Barroca
Formado pelo Conservatório de Tatuí em Viola, pela Emesp em Viola Barroca e Regência e também pela Unimes no curso de Licenciatura em Música, cursou a Oficina de Música Antiga da EMM-SP de 2017-2020. Atualmente, faz aulas de viola com Renato Bandel pelo Projeto Jovens Músicos de Piracicaba-SP. Participou de diversos festivais no Brasil.
Isabel Kanji – Cravo
É bacharel e mestre em piano pela USP. Iniciou em 2008 seus estudos de cravo com Alessandro Santoro. Realizou diversos cursos no Brasil e no exterior com o cravista Jacques Ogg. É professora de piano e música de câmara do Conservatório de Guarulhos e professora de Prática de Repertório e Teoria do Baixo Contínuo do Núcleo de Música Antiga da EMESP. Vem atuando como cravista em variados festivais e eventos como o Festival de Campos do Jordão, a Oficina de Música de Curitiba e o Curso de Verão de Brasília. Participou de produções importantes como o Vespro della Beata Vergine de Monteverdi com a OSTM, a Ópera Acteon de Charpentier, e a Paixão Segundo São João de Bach com a Camerata Antiqua de Curitiba. Apresenta-se em diversas formações camerísticas e orquestrais como convidada.
João Guilherme De Figueiredo – Violoncelo Barroco
Formado no Real Conservatório de Haia na classe de Jaap ter Linden. Tocou em várias orquestras e óperas barrocas, com nomes como Nicolau Figueiredo, Luis Otávio Santos e Hugo Reine, dentre outros. Foi professor de violoncelo barroco em vários festivais, como o de Juiz de Fora (MG), e também de viola da gamba no Conservatório de Tatuí, e na EMESP.
Juliano Buosi – Violino Barroco
É bacharel, mestre e doutorando pela Unicamp. Entre 2002 e 2010 radicou-se na Espanha onde concluiu o curso superior de violino barroco na ESMuC (Barcelona). Especialista em performance histórica, com vasta atuação na área, participou em dezenas de gravações discográficas, rádio, TV e streaming. Como professor já atuou no Conservatório de Tatuí-SP e atualmente é professor de violino barroco na Oficina de Música Antiga e na Orquestra Sinfônica Jovem da Escola Municipal de Música de SP (EMM-SP). LETIZIA ROA – VIOLINO BARROCO
Letícia Roa – Violino Barroco
Natural de Assunção (Paraguai), em 2007 ingressou no Conservatório de Tatuí graduando-se em Violino Moderno (2011), e Violino Barroco (2014) com Juliano Buosi. Graduada em 2021 em Violino Barroco pela EMESP na classe do renomado violinista Luis Otávio Santos, atualmente permanece sob sua orientação e integra a Orquestra Barroca da mesma instituição.
É Spalla convidada do Concentus Musicum de Belo Horizonte desde 2019
Natália Chahin – Oboé Barroco
Formada em flauta doce e oboé barroco no Real Conservatório de Haia, Holanda, onde também obteve seu Diploma de Solista (Master’s Degree) em oboé barroco. Atuou em várias orquestras pela Europa, Japão, China e Brasil. Foi professora em diversos Festivais de Música Antiga.
É professora de oboé barroco na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) desde 2007.
Raquel Aranha – Violino Barroco
e Diretora Artístico-Cultural do CAEB
Pós-doutoranda em Musicologia (Unesp), Doutora e mestre em música (Unicamp) com estágio de pesquisa na Sorbonne (Paris IV), também estudou Musicologia para a Proteção e Difusão de Patrimônio Artístico Iberoamericano (Real Academia de Belas Artes de San Fernando/ Madri), Pós-graduada em Gestão de Acervos musicais históricos (IA Unesp / PPGMus). Bacharel em Violino Barroco no Conservatório Real de Haia (Holanda), especialista em Dança Barroca.
Desde 2017 atua na Direção Cultural do CAEB, e em 2022 fundou o CDM (Centro de Documentação Musical / SJC) para a preservação de Patrimônio Musical. @cdmsaojose
Walter Valentini – Contrabaixo
Bacharel pela Unicamp, e mestre pela Baylor University (EUA), foi o primeiro contrabaixo da OSMC (Campinas) entre 2006 a 2021. Para além do repertório sinfônico, se dedica também ao de Música Antiga (participou da Orquestra Barroca de Juiz de Fora), ao Jazz, MPB e Choro.
PROGRAMAÇÃO:
JOHANN SEBASTIAN BACH
Suíte nº 3 em Ré maior, BWV 1068:
1. Abertura Cantata nº 170 – Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust [Repouso feliz, prazer popular da alma] Suíte orquestral nº 3 em Ré maior, BWV 1068: 1. Aria & 3. Gavotte I e II
Concerto para violino e oboé em ré menor, BWV 1060: 1. Allegro
A paixão segundo São Mateus, BWV 244: Erbarme dich, mein Gott [Tende piedade, meu Senhor] Oratório de Natal, BWV 248: Bereite dich, Zion [Prepara-te, ó Sião]
Cantata nº 147 – Herz und Mund und Tat und Leben [Coração e boca e ações e vida]: 10. Coro: Jesus bleibet meine Freude [Jesus, alegria dos homens]
DATA/HORÁRIO: 27/7/24, 17h
LOCAL: Palácio Boa Vista – Capela São Pedro Apóstolo
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3.001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP.
MAIS INFORMAÇÕES: 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Concerto gratuito e acessível. Recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em libras. É necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail: contato@vercompalavras.com.br para garantir a quantidade necessária de recursos de acessibilidade e atender ao público interessado.
Sobre o Caeb – Localizado em São José dos Campos, interior de São Paulo, o Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Caeb) foi fundado em 2017 pelo casal Ema Ely Salomão e Edoardo Bonetti, e figura como um núcleo de divulgação de cultura e conhecimento nas áreas socioambiental e artístico-cultural. Com mais de 40.000m2, o complexo conta com diversos projetos, dentre eles a Embaixada da Natureza, a Trilha Ecológica, o Meliponário, a Horta PANC, a Identificação de Aves, pesquisas sobre o reino fungi, sistemas agroflorestais para o bioma Cerrado/Mata Atlântica e cursos de gastronomia para alimentação saudável, além de programação que envolve música e artes, concertos, masterclass, palestras e Residência Artística a área cultural, coordenada pela Musicista e Doutora em Música Raquel Aranha.
Núcleo de Música Antiga – Fundado em 2017, O Núcleo de Música Antiga do CAEB corresponde ao único do Vale e está entre os poucos do Estado de São Paulo. Desde sua fundação, vem apresentando concertos com especialistas na interpretação historicamente informada dos repertórios vocais e instrumentais anteriores ao século 20, com instrumentos originais ou cópias de modelos dos séculos 17 e 18.
O grupo reúne artistas especialistas na interpretação da música antiga, e na pesquisa musicológica. São professores atuantes na formação de músicos e amadores da música, com larga experiência docente nas principais instituições de ensino e festivais de música do País.