Já está chegando a FLIM – Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha. Sob a curadoria de Caroline Rodrigues, a sétima edição convida a todos para uma dança com começo, meio e fim. De 17 a 19 de setembro, shows, mesas literárias, lançamento de livros e muito mais compõem uma programação extensa, gratuita e acessível, em formato híbrido. O tema deste ano é “Baila – O Corpo que Lê”.

No dia 17, às 19h, a FLIM começa com a mesa online “Palavra, mito e mundo: quando a dança começou”, conduzida pela escritora e jornalista Semayat Oliveira, com participação do escritor, ambientalista e pesquisador tapuia Kaká Werá, do ator, compositor, poeta e pesquisador de línguas africanas Tiganá Santana e da Companhia Jovem de Dança de São José dos Campos.

O show de abertura fica por conta de Letrux, cujo último álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Língua Portuguesa. O show será feito em transmissão ao vivo nas redes sociais do Parque Vicentina Aranha.

Para as atividades presenciais da FLIM como o “Sarau Dança das Palavras” e a transmissão que ocorrerá no Telão de Cinema do Parque, do show do Rael (o artista não estará no Parque) e seu novo EP “Capim-Cidreira”. As vagas serão limitadas, cada pessoa pode retirar 2 ingressos gratuitos disponibilizados a partir do dia 16, no site https://bit.ly/FLIMSARAU  e https://bit.ly/FLIMRAEL. Nestas atividades, todas as normas de segurança devem ser seguidas. O uso de máscara será obrigatório, assim como o distanciamento social e o uso de álcool gel.

 

Alameda dos Poemas Poliedro também faz parte das atrações presenciais e é uma oportunidade para o público imergir na poesia por meio de uma experiência sensorial no bosque do Parque, localizado atrás do Pavilhão Alfredo Galvão. Daniella Peneluppi, membro da Academia Joseense de Letras, conduziu a seleção dos textos que irão compor a Alameda, narrados com a participação de Daniel Pedrosa, Guilhermo Codazzi, Kuba Cuesta, Poeta Marcelo Meire D’Origem, Miriam Menezes, Sandra Guimarães, Vanessa Alves e ad própria Daniella Peneluppi.

Segundo Daniela “a ideia da Alameda é de muitas vozes formando uma única música. Uma proposta de retratar a diversidade cultural, na melodia das palavras reverberadas pelas vozes dos próprios poetas/escritores em meio a natureza, dentro de um patrimônio histórico de grande relevância na nossa cidade”.

Ao lado da Alameda, no próprio Pavilhão Alfredo Galvão, André Yamamoto, Camila Morita, Daniel Corbani e Danilo Ferrara formam o Coletivo LAB que viabilizará no uma exposição interativa, resultado da residência literária, realizada com escritores locais no dia 04 de setembro.

A Alameda dos Poemas e a Exposição Interativa no Pavilhão Alfredo Galvão são atividades presenciais que não necessitam de ingressos e estarão abertas, sexta e sábado, das 8h às 21h, e domingo das 8h às17h. 

 

Viabilização

A FLIM 2021 é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Prefeitura de São José dos Campos e a AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura. O projeto foi realizado em parceria com a Fundação Cultural Cassino Ricardo e o CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti. Contou com o patrocínio master do Colégio Poliedro; patrocínio do Vale Sul Shopping, IOV – Instituto de Oncologia do Vale, Olhar Certo Clínicas Oftalmológicas. O apoio de mídia do Jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan e conta com a colaboração da Academia Joseense de Letras, do Nibs Juice Bar, do Hotel Ema Palace e do Armazém da Pizza.

 

Transmissão

Canais do Facebook:

https://www.facebook.com/parquevicentinaaranha

https://www.facebook.com/flim.sjc

Canal do Youtube:

https://www.youtube.com/c/ParqueVicentinaAranha

 

 Serviço

 

17/09 | Sexta-feira

8h às 21h Alameda dos Poemas Poliedro (Presencial)

8h às 21h Exposição Interativa com Coletivo LAB (Presencial)

19h Abertura Oficial FLIM 2021 / Mesa: Palavra, mito e mundo: quando a dança começou (Online)

21h Show de Abertura com Letrux (Online)

 

18/09 | Sábado

8h às 21h Alameda dos Poemas Poliedro (Presencial)

8h às 21h Exposição Interativa com Coletivo LAB (Presencial)

10h00 – Mesa: Tomar e retomar o corpo (Online)

15h00 Sarau Dança das Palavras (Presencial e Online)

17h00 Mesa: A dança do corpo que lê (Online)

20h30 Show com Rael (Online com transmissão na tela de cinema do Parque)

 

19/09 | Domingo

8h às 17h Alameda dos Poemas Poliedro (Presencial)

8h às 17h Exposição Interativa com Coletivo LAB (Presencial)

10h30 Contação de Histórias – Inaê e o Arco Mágico (Online)

15h Entrelinhas – Lançamento de Livros (Online)

17h Show de Encerramento com Hercules Gomes (Online)