Uma relação de respeito, confiança e carinho define o dia a dia da equipe de comunicação do Hospital Municipal de São José dos Campos com as famílias de pacientes com covid.
Enfermeiros, psicólogos, médicos e tantos outros profissionais compõem esse eixo encarregado dos boletins médicos por telefone, das chamadas de áudio e vídeo, sem contar no amparo presencial nos momentos mais difíceis.
Das 8h às 19h, eles se organizam e se articulam para que a cada contato –o vínculo entre profissional, paciente e família– se fortaleça e dele nasça a esperança que todos necessitam para conviver e enfrentar a doença.
É o caso da enfermeira Gabriela Valente Santos, 32 anos, que faz a visita diária e acompanha o quadro clínico de cada paciente para passar informações à família. Para ela, ser o elo entre a pessoa que luta pela recuperação e a família que aguarda, é comovente.
“Esse é um momento de muito acolhimento e vínculo entre nós profissionais e a família, que está fragilizada com um ente querido internado. É muito gratificante a confiança que eles depositam em nós e isso nos motiva a fazer cada vez melhor”.
Atendimento qualificado
O psicólogo Leonardo Teodoro, de 27 anos, é um dos profissionais que faz o primeiro contato com a família após a internação. A função dele é avaliar a condição da estrutura familiar, identificar as pessoas-chaves para receber as notícias e também o tipo atendimento adequado a cada situação.
A escuta qualificada é a principal ferramenta utilizada por ele e pelos demais psicólogos para oferecer à família e ao paciente o suporte profissional necessário para lidar com as emoções, o que tem feito toda a diferença para que ambos passem por esse momento.
“Muitas vezes, o conflito e as angústias vêm pela falta de espaço para expressar os sentimentos. Estar junto da pessoa e permitir o que ela diga o que sente, de alguma forma faz com que ela se sinta amparada e parte desse processo”.
Ele, que chegou ao Hospital Municipal há 10 meses para reforçar o time de comunicação e acolhimento às famílias durante a pandemia, é pura gratidão por contribuir. “Tinha o desejo de trabalhar e ser útil neste momento desafiador. Oferecer meu trabalho a quem precisa traz uma sensação muito boa para mim”.
Reciprocidade e gratidão
De acordo com a equipe, gestos de reconhecimento por parte das famílias já fazem parte da rotina do hospital. Orações, cartas e manifestações de agradecimento via mídias sociais são as formas encontradas pelas pessoas para retribuir tanta dedicação.
Daniela de Fátima Almeida é um exemplo de gratidão e do quanto esse acolhimento interfere na recuperação do paciente e no apoio à família.
Ela ficou internada por dias no hospital, precisou ser intubada e após esse período de agonia contou com um apoio essencial para enfrentar a covid. “Estava cansada, sem forças e a equipe me animava, cuidava de mim. O Leo (psicólogo) vinha conversar comigo, me ouvia, mostrava a minha família pelo celular. Me fez tão bem ver o meu companheiro, minha filha, minha família enquanto estava lá”.
Para o companheiro de Daniela, Ronaldo Adilson Teixeira, o atendimento surpreendeu positivamente e trouxe conforto à família. “Tive toda a assistência. Os psicólogos intermediavam meu contato com médicos, enfermeiros e nunca ficávamos sem notícias. Só tenho a agradecer”.
Multidisciplinar
A equipe de comunicação do Hospital Municipal José de Carvalho Florence integra o plano de contingência criado em março de 2020 pela unidade hospitalar, mantida pela Prefeitura e gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) para o enfrentamento da pandemia.
A estrutura conta com aproximadamente 40 pessoas que atuam de forma articulada para oferecer toda a assistência que o paciente e a família precisam.
Fonte: Giselle Marinho Secretaria de Saúde PMSJC