A Igreja Matriz de São José dos Campos atualmente está em seu terceiro prédio.

Em 1643 foi erguida a primeira capela da cidade, numa época em que ainda existia a aldeia de índios, os primeiros moradores de São José dos Campos. Ela foi feita em taipa de pilão, pelos padres jesuítas, para atendimento aos fiéis da vila recém fundada.

De acordo com historiadores, os religiosos mandaram fazer uma galeria subterrânea ligando a igreja ao Banhado, para fugas no caso de um eventual ataque.

Fo externa da Igreja Matriz. Foto: TFDrone (Veja na visão do drone)

A primeira Igreja Matriz desabou em 1831 em virtude de uma forte chuva, restando apenas o altar. Uma outra foi construída em taipa de pilão (paredes feitas de barro amassado e calcado) e como a taipa também não era um material muito resistente, passível de erosão e necessitava de proteção, o Eng. José Severo, a pedido da Paróquia de São José, considerou inviável reformar o prédio da matriz existente, optando por uma nova construção, em alvenaria, em terreno da prefeitura.

As obras demolição para dar lugar a atual foram conduzidas por Antônio Carlos de Oliveira, sendo o novo vigário o Padre José Fortunato da Silva Ramos. A inauguração da nova igreja matriz deu-se em 24 de novembro de 1934.

Vista interna da Igreja Matriz. Foto: Desaboya

A região onde a Igreja Matriz de São José dos Campos está localizada é o marco zero de São José (Latitude sul: 23º10’47” e Longitude oeste: 45º53’14”), o lugar onde a história da cidade começou.

Endereço

Praça Cônego João M. Guimarães,69 – Centro.