A Prefeitura de São José dos Campos divulgou informações de que está investindo R$ 40 milhões no Projeto Iluminar para substituir 67 mil luminárias em todo o perímetro urbano da cidade. Segundo os dados, já são mais de 54 mil luminárias de LED instaladas em vias públicas, o que garante mais segurança para a população.

Embora o LED seja algo novo e desconhecido para muitas pessoas, sua história data do início do século XX, mais precisamente do ano de 1907. Desde então, essa tecnologia vem evoluindo constantemente. Várias empresas passaram a investir no desenvolvimento de soluções como ótica secundária, dissipação térmica, drivers, controle e softwares a fim de tornar a utilização de LEDs mais efetiva na iluminação geral.

Em uma pesquisa realizada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) no primeiro trimestre de 2020, a cidade São José dos Campos lidera o ranking de satisfação da população referente ao serviço de iluminação pública em relação às dez maiores cidades do Estado de São Paulo. Nas duas últimas pesquisas, a cidade também esteve no topo neste item.

De acordo com Leonardo Barbosa Lopes “para que a implantação da tecnologia LED seja definitivamente vitoriosa, deve haver um programa de manutenção com a finalidade de manter o funcionamento dos circuitos elétricos e a realização periódica de limpeza das luminárias, mantendo os níveis de iluminância”.

Atualmente, a gestão do projeto é realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, responsável pela conservação de toda a iluminação pública e ornamental do município. A Urbam executa o serviço de substituição das luminárias.

Com informações da PMSJC.

Saiba mais:

Lopes, Leonardo Barbosa Uma Avaliação da Tecnologia LED na Iluminação Pública / Leonardo Barbosa Lopes – Rio de Janeiro: UFRJ / Escola Politécnica, 2014