O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, criada em 17 de setembro de 2010 pela Lei Municipal nº 8.195, na área do antigo Horto Florestal, localizado no bairro Santa Cruz da Boa Vista, na zona norte.

O Parque faz parte da APA Federal Mananciais do Rio Paraíba do Sul e representa um dos principais fragmentos florestais do município, com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada onde vivem diversas espécies de animais silvestres entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, tais como lobo-guará, sagui-da-serra-escuro, jaguatirica, onça-parda, lontra, veado mateiro, serpentes e gavião-pega-macaco, esta última ameaçada de extinção.

Na foto o aplastodiscus arildae, espécie de anfíbio endêmica do Brasil encontrada no Parque. Foto: Matheus Moroti/Arquivo pessoal

As trilhas do Parque Natural apresentam a riqueza da sua flora nativa, com exemplares de cedro-rosa, copaíba, palmeiras diversas, xaxim, canela, goiabeira, ingá-do-mato, taquara, embaúva, virola, capororoca, angico, entre outras.

O Parque Natural Augusto Ruschi também abriga uma importante parte da história do município. Sua principal trilha leva a antiga caixa d’água que funcionava como reservatório de captação e distribuição de água para São José dos Campos.

Diferentemente de um Parque Urbano, a denominação “proteção integral” preconiza a conservação dos seus atributos naturais, ou seja, a preservação dos ecossistemas em estado natural com um mínimo de alterações, sendo permitidas apenas atividades voltadas à pesquisa científica, preservação, educação ambiental e turismo ecológico.

Horário de Funcionamento

Atualmente o Parque não está aberto a visitação monitorada até que seja implementada infraestrutura adequada para o receptivo de grupos.

Endereço

Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva, 1000 (antiga Estrada do Costinha) – Santa Cruz da Boa Vista – Zona Norte