São José dos Campos receberá pela primeira vez dois grandes eventos inéditos juntos: o Festival do Acarajé e o Mercado Místico, o maior evento esotérico do Brasil.

Ambos serão realizados no Shopping Jardim Oriente, nos dias 19 e 20 de novembro, das 12h às 22h no sábado e 12h às 20h, no domingo. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O Festival do Acarajé além de oferecer esta iguaria para o público contará com outros pratos da culinária baiana.  O Festival também é para celebrar o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, que é comemorado em 25 de novembro. A data enfatiza a tradição nordestina, tendo a baiana como símbolo da cultura regional. As baianas do acarajé são consideradas um patrimônio da história brasileira. O próprio acarajé ganhou status de patrimônio cultural de Salvador em 2005, pela Câmara Municipal.

No Festival do Acarajé será possível ver muitas baianas fazendo seus quitutes, entre elas, a Socorro do Acarajé.  Além do acarajé tradicional ela faz acarajé no prato, mini acarajé na barca, espetinho de camarão, porção de camarão, baião de dois, porção de vatapá com caruru e camarão, cuscuz paulista com camarão, abará na barca e o acarajé gigante com mais de 1kg.

No estande da Leia Baiana, também tem acarajé (tradicional, no prato e mini porção) e pratos como:  bolinho de feijão fradinho, bobó de camarão, escondidinho de camarão e moqueca de camarão.

Já a Saruchas Acarajé as opções são: acarajé (tradicional, no prato, na barca), galinhada baiana, moqueca, bobó de camarão, espeto de camarão, porção de camarão, baião de dois com carne de sol.

No MEC Baiano tem acarajé (tradicional e no prato), mini bolinho de acarajé, baião de dois e dadinhos de tapioca.

O Festival também contempla outros sabores como pasteis salgados e doces, cone de mini pastel do estande do Lula Pastel.

Já comeu coxinha de costela com provolone ou coxinha de pernil com queijo, ou ainda coxinha de camarão, ou coxinha de carne seca com queijo coalho? No estande do Sabor Amor terá essas opções diferentes e para os vegetarianos, coxinhas de jaca, brócolis e de shimeji.

Além dessas novidades o Festival do Acarajé tem opções para todos os gostos como espetos de carnes, kafta, alho e salsichão. Batatas simples e recheadas; batatas rústicas; batatas nacho; mandiocas; onion rings; dadinhos de tapioca; crepes doces e salgados; espetos de morangos com chocolates; doces por quilo; cachaças; lanches(calabresa, carne louca, contrafilé); comida alemã (salsichas, joelho de porco, batata e chucrute); comida mineira ( linguiça de fumeiro, porco no rolete, torresmo), hambúrgueres(tradicionais e diferentes  como: o canastrão que leva queijo canastra, molho de pimenta e mel ou vegetariano com hambúrguer vegetariano e molho do chefe).

E claro, cerveja artesanal com presença da Cevada Pura, Barossa, Quinta do Malte, Crazy Duck e Mundo Beer. Para a diversão da garotada, espaço kids a partir de R$10,00.

Mercado Místico 

Juntamente ao Festival do Acarajé será realizado o maior evento esotérico do Brasil, o Mercado Místico que contará com atividades gratuitas como: palestras, oficinas, limpeza xamânica, atendimentos terapêuticos, e apresentações de danças. E ainda, oraculistas e mais de 100 expositores de todo o país que comercializarão produtos de uso esotérico, acessórios, objetos de decoração, moda, livros, ferramentas místicas. Entre as roupas o público poderá encontrar vestimentas ciganas e indianas, de umbanda e candomblé, medieval e wicca. Na feira é possível encontrar grimórios, caldeirão e vassoura de bruxa, orgonites, espadas medievais, instrumentos xamânicos. Imagens católicas, gregas, indianas, wicca e orixás além de pedras e cristais.

A expectativa dos organizadores é receber 30 mil pessoas nos dois dias de evento.

“Pela primeira vez no Vale do Paraíba teremos estes eventos que tem por objetivo levar informação, mostrar culturas diferentes num ambiente totalmente democrático. Preparamos uma programação especial de palestras e danças com muito profissionalismo e comprometimento de oferecer o melhor para o público”, disse Márcio Alvarez, idealizador e organizador do Festival do Acarajé e Mercado Místico.