Imagens divulgadas nos últimos dias mostram os estragos causados em São José e a formação do tornado em nossa cidade.

Uma tempestade convectiva intensa, também chamada de supercélula, se formou sobre São José, causando uma série de ocorrências para serem atendidas pela Defesa Civil, EDP Bandeirante (empresa responsável pela energia elétrica) e a Prefeitura.

Foto: Mateus Motta

As Supercélulas são tempestades convectivas perigosas formadas por uma corrente de ar rotativa ascendente e constante, capaz de persistir por um período de tempo superior às tempestades normais (geralmente várias horas, como ocorreu).

A tempestade se iniciou no final da tarde da terça-feira, dia 9, e causou vários estragos na cidade, como alagamentos em diversos pontos, quedas de árvores (mais de duzentas árvores foram arrancadas), veículos tombados e edifícios danificados.

Foto: Eugenio Landesmann

Foram registradas rajadas de vento de 95 km/h e a impressionante formação de um tornado na cidade.

Foto: Tania Binder TBFotografia

Segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), os estragos causados pelo tornado em São José durante o temporal não foram causados somente pelo tornado, mas também por uma microexplosão, fenômeno onde uma coluna de ar descendente causa rajadas de vento destrutivas e intensas.