Desde abril de 2021, o Centro de Segurança Integrada (CSI) de São José dos Campos tem revolucionado a segurança urbana com câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial. Este avanço tecnológico auxilia na segurança, mobilidade e serviços sociais. As câmeras, requisitadas pela população, esclarecem acidentes, monitoram limpeza urbana e localizam pessoas e pets desaparecidos.
 
Com mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos, o CSI registrou 2.464 ocorrências, detendo 1.146 suspeitos e capturando 236 foragidos. O sistema lê 3 milhões de placas diárias, recuperando 581 veículos.
 
Como solicitar as imagens
Para ter acesso às imagens, o cidadão deve fazer uma solicitação por meio de protocolo pessoalmente na Prefeitura ou através do Prefbook. O Prefbook oferece o acesso online a vários serviços, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade da Prefeitura e pode ser acessado via computador, celular e tablet em www.sjc.sp.gov.br/prefbook.
 
A solicitação é analisada e, conforme o pedido, pode ser disponibilizada. Em caso de registros de ocorrências de furto, as imagens são disponibilizadas para a polícia.