A exposição formação de-formação, de Jeff Barbato, propõe uma imersão nas complexidades do corpo, da matéria e do tempo. A mostra reúne os processos de criação do artista que dialogam com a formação e deformação de corpos, explorando as marcas, fissuras e transformações que moldam sua identidade e suas experiências.
“Organizada tematicamente, a exposição traça o percurso de uma artista que compreende a fissura como linguagem. Em cada núcleo, vê-se a insistência em reconstruir o que foi quebrado, aceitar a corrosão do tempo e esgarçar os limites da matéria — seja ela física, emocional ou simbólica. ” Diz o curador Allan Yzumizawa.
A exposição que acontece no Senac São José dos Campos convida o público a refletir sobre as construções sociais em torno do corpo e da matéria, questionando padrões estabelecidos e celebrando as singularidades que emergem das imperfeições, formação de-formação é uma oportunidade para experienciar uma arte que nasce das fissuras e se afirma na resistência de existir sendo um corpo dissidente.
A mostra propõe uma travessia pela obra de Jeff Barbato através da tensão entre o ato de formar e o inevitável processo de deformar. Cada núcleo da exposição explora a materialidade da fissura — seja ela física, emocional, filosófica ou social — como metáfora para a experiência humana contemporânea. Jeff Barbato reconstrói o quebrado, aceita a corrosão do tempo e rasga a terra das convenções, revelando a beleza que só o imperfeito pode conter.
Alocada no ambiente escolar a exposição tem um viés educativo e processual, enfatizando as distintas etapas da evolução do processo criativo da artista. A jovem artista Jeff faz um pequeno recorte de seus primeiros oito anos de produção e dedicação às artes visuais. Os visitantes passarão por momentos emblemáticos da produção artística de Barbato, pensada de forma cronológica a mostra desenha o percurso traçando um recorte de 2017 até 2024.
SERVIÇO:
Local: São José dos Campos 06/05/25 à 31/05/25 Abertura: 06/05/25 às 08:00h Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira das 08:00h às 22:00h
Aos sábados, das 8:00 às 12:00
R. Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial, São José dos Campos – SP, 12220-280
exposicoes.jeffbarbato.com.br








