O Mirante da Pedra de São Francisco, também conhecido como Pedra do Porquinho, está bem próximo da divisa com São Francisco Xavier, a cerca de 15 quilômetros do centro do distrito, em Monteiro Lobato.
O acesso é feito de carro por uma estrada de terra e uma pequena caminhada a pé até o topo da colina. Como recompensa, os aventureiros poderão desfrutar de uma linda vista panorâmica da Serra da Mantiqueira.
O local é muito bem cuidado, com área de estacionamento, pastagem bem rasteira (caminho até o mirante), lojinha de presentes, mini mercado e um restaurante, o Polenta na Pedra.
O Restaurante oferece uma culinária criativa, utilizando ingredientes locais. O prato principal é a polenta de milho cozida no fogão a lenha e servida com carne cozida.
Além da vista deslumbrante, principalmente com o pôr do sol deste outono, as “atrações” são as duas pedras com escadas para acessar o cume, de onde amplia-se a vista.
Embaixo da Pedra de São Francisco, em uma pequena gruta, está a imagem de São Francisco de Assis. com sua principal oração.
Mas e que tal aproveitar a paz dessa paisagem para fazer um belo picnic em família? Você pode montar sua cesta com as opções selecionadas do Restaurante e desfrutar deste momento maravilhoso com quem você gosta. (Não é permitido trazer comida para o picnic, pois é consumir os produtos do local)
A estrutura do Mirante também possui passeio a cavalo! No percurso, além das lindas paisagens, pode-se visitar a cachoeira, onde você pode se refrescar à vontade antes de retornar ao restaurante.
O Mirante da Pedra de São Francisco também é uma rota dos aventureiros de bike, sendo um grande desafio conseguir chegar ao mirante pedalando. Na volta, o passeio se completa com o “downhill” (descida de bike) por um longo percurso.
Como chegar
Apesar do Mirante estar próximo do distrito de São Francisco Xavier, o principal acesso é feito pela cidade vizinha, Monteiro Lobato.
Chegando na praça principal de Monteiro Lobato, segue-se sentido Campos do Jordão ou sul de Minas Gerais (SP-50). Por aproximadamente 2 km, saindo da rodovia numa “vila a beira da estrada”. O acesso principal é feito por esta vila e cabe ressaltar que deve-se evitar a estrada de terra em dias de chuva.
Basta seguir sempre em frente na estrada de terra batida (por aproximadamente 12 km), seguindo as placas para “Pedra de São Francisco”. Na primeira bifurcação do trajeto, siga à direita, pela pequena ponte. Aliás, as poucas outras bifurcações estão bem sinalizadas.
Além disso, há a opção de visitar por uma estrada já próximo de São Francisco Xavier, em um percurso com muitas subidas.
Embora seja propriedade particular, não há custo para a visitação.
Endereço
Estrada do Rio Manso 1559, Travessa 16, em Monteiro Lobato/SP, (15 km de São Francisco Xavier – SJC – SP).
Em virtude da pandemia o mirante permanece aberto, mas com restrições.