O Museu do Folclore de São José dos Campos foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987 e em 1992 foi instalado provisoriamente na Igreja São Benedito. Dez anos depois, passou a funcionar no Parque da Cidade, onde está até hoje.

Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como finalidade estudar, pesquisar, difundir, valorizar e estimular todos os patrimônios, material e imaterial, e toda expressão da cultura popular.

Acervo do Museu do Folclore de São José dos Campos Foto: Divulgação

Atualmente o Museu do Folclore mantém aberta ao público a exposição de longa duração ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’ e  desenvolve ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação para valorizar o folclore do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos Foto: Divulgação

No espaço do Museu há a biblioteca especializada em cultura popular, para leitura, pesquisa ou empréstimo e que recebeu o nome da folclorista, pesquisadora e escritora Maria Amália Correa Giffone, que doou todo seu acervo particular ao espaço.

A biblioteca possui um acervo com mais de dois mil livros especializados, hemeroteca, CDs e discos em vinil de ritmos populares, periódicos e vídeos de manifestações folclóricas da região. Entre seus títulos é possível encontrar todas as 25 edições da Coleção Cadernos de Folclore, publicação que resulta de parceria entre o CECP e a Função Cultural para divulgação de pesquisas na área da cultura popular. Além disso, os volumes da Coleção Cadernos de Folclore, estão disponibilizados também pela internet por meio de E-Book ou PDF.

Brinquedoteca do Museu do Folclore de São José dos Campos Foto: Divulgação

O Museu ainda possui um acervo formado por cerca de 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de diversos estados brasileiros.

O espaço é destinado a crianças em idade pré-escolar e alunos do fundamental e, nesses 6 anos, já recebeu visitas de diversas escolas, proporcionando um estímulo de criatividade, convivência, sociabilidade, apropriação e o respeito pelo patrimônio material e imaterial por parte das crianças.

Em seu canal no Youtube é possível ter acesso a registros em vídeo de manifestações da cultura popular local e regional, além de pesquisas, entrevistas e palestras realizadas ao longo dos seus 30 anos de existência. A iniciativa faz parte de um Projeto de Difusão do Acervo Videográfico.

A exposição do Museu do Folclore pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Já a biblioteca, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para empréstimos de livros, CDs e DVDs, é necessário fazer um cadastro, com apresentação de um documento com foto.

O Museu do Folclore fica na Av. Olivo Gomes, 100, no Parque da Cidade em Santana.

Tel.: (12) 3924-7318