São Francisco Xavier vai ganhar uma alternativa de deslocamento segura e sustentável. A primeira ciclovia do distrito, com passeio e ciclofaixa compartilhados, irá interligar o bairro dos Remédios ao centro do distrito, em um percurso de 4,5 quilômetros. O contrato foi assinado nesta quarta-feira (27).
Será a primeira ciclovia do distrito e contempla o plano de gestão do atual governo.
A licitação foi vencida pela empresa Poiema Construtora Ltda EPP. A obra vai custar R$ 2.394.111,59 e o prazo de construção é de seis meses a partir da emissão da ordem de serviço, que deve ocorrer na próxima semana.
Roteiro usual de trabalhadores e de turistas, a ciclovia será na rua 15 de Novembro, com ponto de partida no bairro dos Remédios e seguirá em percurso até a ponte próxima ao entroncamento com a rua Antônio Alves Batista, já no centro do distrito.
Serão 1,2 quilômetros de passeio compartilhado, entre a Rua Antônio Alves Batista e a rotatória de acesso ao distrito. E outros 3,3 quilômetros de ciclofaixas compartilhadas e protegidas por prismas, da rotatória até o bairro dos Remédios.
Obra
Com 2,5 metros de largura, a ciclovia ecológica de São Francisco Xavier será construída com o uso de asfalto-borracha, que tem como base pneus reciclados. A massa asfáltica que será utilizada na obra, corresponde ao uso de aproximadamente 1.200 pneus descartados.
A obra também contempla adequações viárias em dois trechos de curva da ciclovia com obras de drenagem e recapeamento.
Também estão previstas a instalação de três travessias elevadas, que funcionam como redutores de velocidade, com rampas de acessibilidade em trechos de transposição da ciclovia sobre a via.
Mapa cicloviário
A Prefeitura tem investido em mobilidade sustentável com o foco na qualidade de vida das pessoas e no cuidado com o meio ambiente. No início de 2017, São José contava com 79 quilômetros de ciclovia e atualmente são mais de 150 quilômetros.
Entre as obras, está o projeto do bairro ciclável, em implantação no bairro Chácaras Reunidas, região sul de São José dos Campos.
Beatriz Rosa Secretaria de Mobilidade Urbana PMSJC