Entre os dias 7 e 10 de maio, a Praça Floripes Bicudo Martins, no bairro Jardim Esplanada II de São José dos Campos, em São Paulo, é o endereço da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Após deixar o estado do Rio Grande do Sul, a carreta segue em cidades paulistanas.

A iniciativa promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência para crianças de 10 a 15 anos, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e espaços interativos.

O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas John Deere, ArcelorMittal – Fundação ArcelorMittal e Novelis.

Construída em parceria com a Cia Realejo, a peça “Uma Janela Para O Mundo” é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2024 e Estela, em 1924 –  e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.

Atrizes da Cia Realejo em apresentação teatral edição 2024 – Montenegro–RS | Crédito: Daniel Henrique Silva Dias

Com visitação de cerca de uma hora, o público será guiado por um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos. A mostra usa o STEAM como abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia, artes & design e matemática.

O visitante circula por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade, com criação e curadoria de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas. A ideia é mostrar para as crianças a beleza do detalhe e, ao mesmo tempo, a complexidade do mundo em que vivemos. O desejo é que as garotas saiam da experiência compreendendo a importância de ingressarem em áreas estratégicas, como Ciências, Engenharia e Tecnologia, para transformar positivamente o presente e o futuro.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.

A iniciativa rodará diversos estados, durante dois meses, passando por Porto Alegre, Montenegro, Santa Rosa, Horizontina (RS), Lorena, São José dos Campos, Pindamonhangaba (SP), Barra Mansa (RJ) e Santos Dumont (MG). Ficará quatro dias em cada cidade e as apresentações terão também transmissão em Libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

Estação Interativa Pequeno Grande Mundo, edição 2024 – Montenegro–RS | Crédito: Daniel Henrique Silva Dias

“A expedição tem o intuito de oferecer inspiração e despertar o interesse desses alunos em áreas que são foco das profissões do futuro. Nosso objetivo é levar um mix de diversas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e até inteligência artificial por meio da metodologia STEAM. A exposição interativa combinada à força da linguagem teatral tem a função de despertar a vontade de aprender dos estudantes de maneira inovadora em atividades que conectam o mundo real ao como e o porquê de profissões do futuro’’ conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto

“O projeto é para meninas e meninos, nós acreditamos que a participação dos garotos é essencial na construção de um futuro mais igualitário para todos. Para este ano, trouxemos uma nova abordagem, desenvolvida a partir do estudo da última edição. Vamos conversar com uma faixa etária um pouco mais velha, que já está em busca de possibilidades de profissões. E também substituímos as oficinas por estações interativas, como um museu imersivo e colaborativo”, complementa.

 

Déborah de Mari, fundadora do projeto Força Meninas na edição de 2022 | Crédito: Fernanda Fluguel

As crianças interessadas precisam comparecer ao local acompanhadas de um adulto responsável com seus respectivos documentos de identidade.

Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro  já impactou mais de 37 mil estudantes de escolas públicas. Neste ano, retorna como exposição itinerante e deve alcançar mais de 40 mil estudantes em quatro regiões do país.