No dia 04/01/1904, aconteceu um grave acidente com dois trens em São José dos Campos. Segundo relatos da época, por culpa do chefe da estação local, liberou a partida do misto sentido RJ, antes da chegada do expressinho, sentido SP. Ocasionando uma colisão frontal no que é conhecido como curva dos Lavapés.
Devido ao mesmo, morreram entre o local e na Santa Casa, mais de 100 pessoas.
Foi o que promoveu o estopim para a Diretoria da EFCB acabar por mudar o traçado original, retificando-o, fazendo que em 18/09/1925, fosse para a orla do banhado, e fazendo a inauguração da nova( e atual) estação ferroviária, mesmo com forte pressão popular da época.
O leito original, em 1939, passou para a PMSJC, que acabou por abrir a Av. Doutor João Guilhermino.
“Segundo meus avós, nascidos aqui em São José, foi um acidente horrível. Como a cidade era pequena e não tinha estrutura, e nem recursos para atender os feridos, que eram muitos, contou com ajuda da população. Quem participou no atendimento das vítimas, deste desastre, sangrento, horroroso, ficou chocado, com tanto sofrimento e desespero, o qual muitos, não conseguia se concentrar, para saber a quem socorrer, e tirar os corpos do meio das ferragens. Infelizmente, tenho que relatar, porque as fontes que passaram estas informações, fidedigna. Estas pessoas estavam participando do atendimento as vítimas, e presenciaram pessoas, saqueando pertences, destes infelizes. Foi muito comentado na época. Este acidente, e estes acontecimentos, chocou e traumatizou, a pacata cidade de São José Dos Campos, no ano de 1904.” Registro do Siqueira Batalhão de Suez.
Fonte: Resgatando SJC