Líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações, a Ericsson está presente na vida de cerca de dois bilhões de usuários em todo o mundo, com atuação em 175 países e gerando empregos para mais de 90 mil pessoas.

A unidade da Ericsson Telecomunicações S/A foi construída em 1954 para a produção de aparelhos e terminais telefônicos, a partir de um projeto de Oscar Niemeyer atendendo aos requisitos funcionais da época e construída em área onde havia sido prevista a localização, em 1947, da área esportiva do CTA.

A indústria fez parte da segunda fase da industrialização de São José dos Campos e foi uma das mais próximas da área urbana do município.

Com a mudança para o distrito de Eugênio de Melo a área foi adquirida para a instalação do shopping Center Vale e parcialmente demolida em 1980, perdendo suas características arquitetônicas.

 

Por sua proximidade com a via Dutra, São José foi escolhida para sediar a primeira fábrica da Ericsson no Brasil, conhecida como “Fábrica dos Telefones”. Tudo porque, no prédio inaugurado em 1955, o grande letreiro indicava “Telefones Ericsson”.