Nove alunos do 9º ano da Emef Profº Luiz Leite, no Galo Branco, região leste de São José dos Campos, foram medalhistas de bronze a nível estadual na 6º Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021. A disputa aconteceu de forma on-line entre os meses de agosto e setembro. Os estudantes se destacaram pelo trabalho em equipe e agora comemoram a conquista, que tem “gosto de ouro”.

O desafio foi proposto aos alunos do último ano do Ensino Fundamental no início deste ano pela professora de Geografia Joelma Angélica Castilho. Após conversas a respeito e incentivo o grupo, com membros das três turmas, foi definido para participar e representar a escola.

“A prova é de nível médio, difícil e voltada a escolas públicas e particulares. Eles estudaram, pesquisaram e participaram das etapas da prova on-line, desde agosto até o resultado agora em outubro, e conquistamos medalha de bronze”, disse Joelma.

A Geografia é ampla e envolve outras disciplinas. Eles se organizaram, aprenderam bastante, se doaram, foram muito unidos e trabalharam super bem em equipe”, completou a professora.

Comemoração

Após semanas trabalhando juntos durante as etapas da Olimpíada, os estudantes comemoram a experiência e o certificado. “Foi a primeira vez que participei de uma Olimpíada como esta. Valeu muito a pena todo esforço, fiquei feliz”, afirmou Felipe Domicio Melquiades da Silva, que tem 15 anos.

Para a orientadora de Ensino de Geografia da Secretaria de Educação, Daniele de Freitas, a experiência é importante no processo de aprendizagem e para a bagagem cultural dos adolescentes. “Eles foram além, se dedicaram e não fizeram o trabalho em grupo, cada um na sua, mas em equipe, todos juntos, se ajudando pelo mesmo objetivo. Estão de parabéns”.

“A Geografia nos ensina a estudar sempre mais e questionar sobre nossa vida e rotina”, disse a estudante Jennifer Giulia Campos, que tem 15 anos.

“Passamos várias horas estudando e nos dedicando para isto. Então, o terceiro lugar para gente é como se fosse o primeiro. Foi muito bom”, afirmou a aluna Yasmin Kainara de Araújo Rabelo Silva, que tem 14 anos.

A Geografia traz conhecimentos para a vida, como a localização e o nosso deslocamento, no dia a dia, até Geopolítica”, disse a estudante Yasmin Kainara de Araújo Rabelo Silva, que também tem 14 anos.

A Olimpíada

A fase nacional teve a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) e a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) de forma conjunta. Durante a Olimpíada, os alunos tiveram que demonstrar a capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana, um trabalho feito em equipe com colaboração.

Os estudantes responderam questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física).

 

Fonte: Paula Pessoa (Secretaria de Educação e Cidadania – PMSJC)