Geralmente pessoas que passam por uma situação de grande instabilidade como a que estamos vivendo pela pandemia, sentem uma grande falta de energia e motivação para fazer as atividades do dia a dia e ainda acompanhada de uma forte sensação de frustração para realização de coisas que antes eram comum em sua rotina.

Alguns dos sintomas mais comuns que se observa são falhas de memória, diminuição do apetite sexual, angústia, falta de ânimo, choro fácil entre outros sintomas.

Para auxiliar nessa fase, busque novos hobbies, como cozinhar e procurar aprender novas habilidades, como música ou artesanato.

Um dica é ser compassivo consigo mesmo. Você está trabalhando em circunstâncias incomuns, sob grande estresse e medo palpável. Você tem todo o direito de se sentir assustado, ansioso e exausto. Você não é mais fraco ou menos altruísta por ter esses sentimentos. Trate-se gentilmente e reconheça seus sentimentos, não seja culpado por eles.

Caso a ansiedade e a depressão começar a afetar a funcionalidade, é sinal que se deve buscar ajuda profissional qualificada.

 

Edna Zanella Prenholato. Psicóloga clinica – @edna.zanellap
Especialista em Psicologia da hospitalar e da Saúde.
Atendendo a adolescentes, adultos e terapia de casal.
Terapia on-line
CRP: 08/09021