Preocupado com a expansão urbana de São José dos Campos em consequência do grande crescimento de seu parque industrial, o prefeito Sérgio Sobral de Oliveira estabeleceu como um dos pontos prioritários de sua administração o desenvolvimento de um amplo plano habitacional envolvendo, no mínimo, a construção de 40 mil novas residências do mais variado tipo.
O município vem recebendo inúmeras novas indústrias e muitas das que aqui já se acham instaladas estão a se ampliar de tal forma que até o final de 1977 em São José dos Campos serão abertos perto de 40 mil novos empregos. Essa expansão industrial faz prever para a cidade uma população de 500 mil habitantes até 1978 e daí a preocupação da administração para que se inicie imediatamente um novo plano habitacional capaz de atender a esse expressivo crescimento demográfico.
Com a finalidade de tratar desse assunto o prefeito Sérgio Sobral de Oliveira recebeu ontem o sr. Rodman Rockefeller, presidente da Ibec Housing Inc. e da Ibecasa Brasileira, empresa que já está a construir no município a Cidade Vista Verde, conjunto habitacional localizado às margens da Via Dutra e próximo do centro industrial da General Motors e que representa uma “cidade satélite” destinada a abrigar 20 mil pessoas.
“O sr. Rodman Rockefeller foi o primeiro empresário a se sensibilizar com o progresso de São José dos Campos e a acreditar no sucesso de um empreendimento habitacional no município, fato que resultou no projeto “Vista Verde”.

Fonte de pesquisa: Arquivo Público Municipal SJC.

Foto: À esq. o empresário americano do ramo imobiliário, Rodman Rockefeller e, ao seu lado, o prefeito Sérgio Sobral de Oliveira, em março de 1974.

Curiosidade: Em 1974, a população de São José dos Campos era de 250 mil habitantes e era estimado, segundo um estudo realizado pela administração municipal daquela época, que no prazo de 4 anos, ou seja, em 1978, São José atingiria 500 mil habitantes.